quarta-feira, 18 de abril de 2012

Blasfêmia contra o Espírito Santo

Inicialmente entendamos que blasfemar é difamar alguma divindade, isto sendo uma definição de dicionário. Nós católicos como cremos em uma única divindade que é una e trina, tenhamos como blasfêmia a difamação contra Deus, ele sendo também Pai, Filho e Espírito Santo.

A Sagrada Escritura adverte:
"Aquele que pecar contra o Filho do homem será perdoado, mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo será réu da Justiça Divina" (Mc 3, 28-29).

O pecado contra o Filho pode ser perdoado, mas o pecado contra o Amor de Deus - o Espírito Santo - não pode ser perdoado, não porque Deus não tenha poder de perdoar, mas porque o pecador não quer pedir perdão de seu pecado.

Simplificando: Negar a Jesus, será perdoado, agora negar o Espírito de Deus, que através dEle Deus fez, faz e fará todas as coisas, inclusive a consagração do pão e vinho na Missa, isso sim é um pecado, que não terá perdão. Vejamos ainda com a Bíblia:
"Todo o que tiver falado contra o Filho do homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste mundo, nem no mundo vindouro." ( Mt 12, 32).

São Mateus nessa passagem afirma que quem blasfemar contra o Espírito Santo não alcançará perdão nessa vida (neste mundo), nem após a vida (mundo vindouro), ou seja, nem pro purgatório vai.

Negar o Espírito Santo é negar a ação de Deus, Ele que dá tantas provas de sua existência e também se encarnou no seio da virgem Maria, pois que isso foi também obra do Espírito de Deus.

Não precisamos ficar desesperados, com medo de ter cometido esse pecado. Este pecado imperdoável se configura em o indivíduo negar até o último dia de sua vida a existência de Deus e mesmo assim antes da morte não se arrepender. Por isso nem depois da morte haverá perdão.

Se você acha que blasfemou contra a Divindade, e já arrependeu-se, aí já não se considerou blasfemar contra o Espírito Santo. Trocando em miúdos, ninguém confessa pecado contra o Espírito Santo. Se uma pessoa vai confessar ter cometido pecado contra o Espírito Santo, é sinal claro que não cometeu esse pecado, porque, se o tivesse cometido, não pediria nunca perdão por ele.

Fica claro então, que, os pecados contra o Espírito Santo não tem perdão, porque a pessoa não quer pedir perdão por eles, porque nem os consideram pecados.

Os pecados contra o Espírito Santo são:

1) DESESPERO DE SALVAÇÃO, quando a pessoa, como Judas, não pede perdão porque considera que Deus é incapaz de perdoá-lo. E não pedindo perdão, não é perdoado.

2) PRESUNÇÃO DE SALVAÇÃO, ou seja, a pessoa cultiva em sua alma uma idéia de perfeição que implica num sentimento de orgulho. Ela se considera salva, pelo que já fez. Somente Deus sabe se aquilo que fizemos merece o prêmio da salvação ou não. A nossa salvação pode ser perdida, até o último momento da nossa vida, e Deus é o nosso Juiz Eterno. Devemos crer na misericórdia divina, mas não podemos usurpar o atributo divino inalienável do Juízo.

3) NEGAR A VERDADE CONHECIDA COMO TAL, quando o pecador de tal modo se entrega conscientemente à mentira a ponto de acabar acreditando na mentira como verdade, e, por isso, recusa até a evidência da verdade. Era o pecado dos fariseus que viam Cristo fazer milagres, e os negavam, apesar de vê-los. Não havia então modo de convertê-los.

4) TER INVEJA DAS MERCÊS QUE DEUS FEZ A OUTREM, Isto é, ter raiva de que Deus, por amor, tenha dado alguma graça a outros, e não a nós. Desse modo se odeia a bondade de Deus, que é o Espírito Santo.

5) A IMPENITÊNCIA FINAL É O RESULTADO DE TODA UMA VIDA DE REJEIÇÃO A DEUS, o indivíduo persiste no erro até o final, recusando arrepender-se e penitenciar-se, recusa a salvação até o fim. Consagra-se ao Adversário de Cristo. Nem mesmo na hora da morte tenta se aproximar do Pai, manifestando humildade e compaixão. Não se abre ao convite do Espírito Santo definitivamente.

Estamos abertos a considerações, tanto neste como em outros assuntos na seção Catequese Online, participe.

Weslen Viana