quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dogma da Assunção de Maria

Maria foi assunta aos céus?

Graça e inocência foi o estado em que o homem fora criado por Deus. Com o pecado de Adão, nossos primeiros pais perderam além da graça e a inocência três dons, dentre eles a imortalidade.

Assim é por causa do primeiro pecado que morremos. Ele passa de geração em geração, e o chamamos também de culpa original.

Nos dizeres de São Paulo:
"Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto pecaram."(Rm 5:2).

Logo após São Paulo reafirma: “O salário do pecado é a morte”. (Rm 6:23)”.
A Igreja sempre ensinou que Maria foi concebida sem pecado, e proclamou sua Imaculada Conceição como dogma pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, por virtudes de heresias que vieram a negar essa verdade. Comemoramos todos os anos a festa de Nossa Senhora da Conceição, nossa padroeira, em Pedro II no dia 8 de dezembro.

Como Deus Pai confiou a Maria todas suas graças, Deus filho todos os seus méritos e Deus Espírito Santo todos os seus dons, Maria permaneceu assim como o Anjo anunciara, cheia de graça em todos os momentos de sua vida. Ficando assim preservada do pecado no seu nascimento e na sua vida.

Assim, ela não estando sujeita ao pecado, não está sujeita à morte. Por isso, Nossa Senhora foi levada ao céu sem conhecer a corrupção da morte.

Ensinam-nos, também, os santos, através da tradição, que Nossa Senhora não estando sujeita à morte quis, entretanto, sofrê-la a exemplo de seu divino Filho. Portanto cremos que Maria dormiu para este mundo. É o que se chama a dormição de Nossa Senhora.

E logo após essa dormição acontece a Assunção de Nossa Senhora, em que fora elevada ao céu em corpo e alma. Isso também é dogma da Igreja, proclamado pelo Papa Pio XII em 1º de novembro de 1950.

O Ofício da Imaculada Conceição é uma oração rica, e pelos tempos foi mais enriquecida pelos papas e concedidas indulgências à aqueles que rezarem com fé. Esta oração encontra-se na seção Orações, neste sítio.

Maria... Casa dedicada, a Deus sempiterno, sempre preservada virgem do pecado.

Weslen Viana