segunda-feira, 30 de abril de 2012

O Batismo fora da Igreja é válido?

Para que qualquer um dos sete sacramentos sejam válidos é necessário quatro requisitos:
Ministro, forma, matéria e intenção.

Ministro é a pessoa que vai ministrar o sacramento. Forma é o modo de como é feito, no caso do Batismo dizendo as palavras, "(Fulano), eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", jogando água sobre a cabeça, água esta que é a Matéria usada neste sacramento. E deve ser fazer isso com a Intenção de perdoar o pecado original, graças à aplicação dos méritos infinitos de Cristo.

Então feito isso a pessoa está batizada. O Ministro necessariamente tem que ser alguém já batizado.

Nós católicos devemos recorrer à Igreja para recebermos este sacramento, não existe melhor ministro para nós que um sacerdote instruído e dar devidamente esse sacramento. E na Igreja também recebemos o batistério, um pequeno documento que comprova dentro da comunidade que a pessoa foi batizada.

Mas, em casos extraordinários, qualquer pessoa batizada pode ministrar o batismo, acontecendo os requisitos acima, ministro, forma, matéria e intenção ele é válido mesmo fora da Igreja.

É por este motivo que o muitos batismos realizados em Igrejas cismáticas e protestantes são válidos.

Deus permite o batismo fora da Igreja pela sua infinita sabedoria, para conversão de todas as gentes, e para que todos não se percam e se tornem filhos adotivos dEle.

Weslen Viana