Esta pergunta não procede em si mesma, vista a excelência do que é a
Sagrada Comunhão.
A Eucaristia é um sacramento onde as espécies de pão e vinho são
consagradas por um sacerdote devidamente ordenado e se tornam o Corpo e Sangue
de Jesus Cristo.
Então é já é um erro quem não pensa ou esquece, que o vinho consagrado
também é Eucaristia.
A pergunta refere-se à comunhão que é dada aos fiéis pelos sacerdotes e
ministros da comunhão, somente sob a espécie de pão.
A resposta é simples: para evitar profanações. O Sangue está na forma
líquida, assim fica fácil por descuido cair alguma gota do precioso Sangue de
Cristo no chão, e mesmo involuntariamente causar uma profanação. Assim
a Igreja, conduzida pelo Espírito Santo, sabiamente interditou a comunhão em
duas espécies aos fiéis, para que tais fatos não acontecessem.
Surge uma outra dúvida. Recebendo Cristo somente sob a espécie de pão,
não estaremos recebendo meio Cristo? Não devemos receber também o Sangue?
São Tomás explica: Cristo está presente no sacramento da Eucaristia de
dois modos: por virtude do sacramento e por natural concomitância.
Por virtude do sacramento, sob as espécies de pão está o Corpo de Cristo e sob as espécies de vinho está o Sangue. Então a virtude do sacramento é fácil de entender.
Por virtude do sacramento, sob as espécies de pão está o Corpo de Cristo e sob as espécies de vinho está o Sangue. Então a virtude do sacramento é fácil de entender.
São Tomás em sua Suma teológica afirma: "Sob
as espécies de pão, está o Corpo por virtude do sacramento, e o Sangue por real
concomitância como se disse da Alma e da Divindade. Sob as espécies de vinho,
está o Sangue de Cristo por virtude do sacramento, e o Corpo por real
concomitância, como a Alma e a Divindade, já que agora, atualmente, não está o
Sangue separado do seu Corpo, como esteve no tempo de sua Paixão e da
morte" (Santo Tomás de Aquino, Suma Teológica, III, Q. 76, a. 2).
A seguir ele diz: Daqui que
seja coisa clara que Cristo está todo inteiro em cada parte da espécie de pão,
não só quando este é partido, mas também quando a hóstia permanece inteira"
(Santo Tomás, Suma Teológica,
III, Q. 76, a. 3).
Então, Cristo na Eucaristia é indivisível em si, como também indivisível
em Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade, visto que hoje está inteiro no céu, seu Corpo unido ao seu Sangue. É a
isto que damos o nome de real ou natural concomitância.
Se
comungarmos uma Hóstia pequena ou uma grande, estaremos recebendo o mesmo
Cristo inteiramente, assim como minúsculas partículas. E é por esta causa que o
padre deve ter o maior cuidado com os vasos sagrados, para que não fiquem
partículas de nenhuma das duas espécies consagradas.
Também recebendo somente o Corpo, ou somente o Sangue, estaremos recebendo
Ele inteiramente pela sua natural concomitância.
O Papa João Paulo II veio a autorizar a comunhão sob duas espécies,
advertindo sobre o cuidado que se deve ter. Lembrando que está automaticamente
excomungado aquele que vier a profanar de forma voluntária a Eucaristia. Ainda sim nossos padres preferem não arriscar e usam de bom senso, dando somente a Hóstia. Que assim seja.
Estamos aberto para maiores esclarecimentos a respeito deste assunto e
outros questionamento que venham a aparecer, isto pode ser enviado a nós pela
página de Catequese Online no menu acima.
São
José, rogai por nós!
Weslen
Viana