quarta-feira, 16 de maio de 2012

Os 5 mandamentos da Igreja

A Igreja por ser um corpo docente, uma instituição que deve ser organizada, necessita de normas para que os fiéis possam melhor servi-la. Muitos fiéis nunca ouviram falar nessas normas, mas que é dever de todo católico saber.

Por isso através dos tempos ela formulou seus próprios mandamentos. São cinco:

1º Participar da Missa aos Domingos e outras festas de guarda, ficando livre de trabalhos  e de  atividades que pudessem impedir a santificação desses dias.
O que se assemelha a guardar o dia de sábado nos 10 mandamentos. O que diferencia ou complementa é que além de guardar o dia em si, a Igreja coloca até como obrigação ao católico participar da Santa Missa aos domingos e festas e recomenda que se participe também nos outros dias.

2º Confessar os próprios pecados, recebendo o sacramento da Reconciliação pelo menos uma vez ao ano.
Pessoas passam muito tempo sem receber a confissão sacramental, essa inadimplência custa ao fiel a impossibilidade de comungar dignamente a Eucaristia. Não devemos esperar sempre por um mutirão de confissão e sim procurar sempre que for necessário um sacerdote e pedir-lhe o sacramento. Um padre responsável jamais nega o sacramento a ninguém.

3º Receber o sacramento da Eucaristia pelo menos pela Páscoa.
A Eucaristia deve ser alimento espiritual diário para cada um, nela é o próprio Cristo presente. Não sendo possível a comunhão diária, se faz necessário pelo menos a comunhão semanal. Se ainda não for possível, a Igreja em seu grande bom senso, recomenda que o católico comungue impreterivelmente pelo menos uma vez ao ano, em tempo propício, na Páscoa. Isso porque é também identidade do católico ter a Eucaristia em sua vida.
4º Abster-se de comer carne e observar o jejum nos dias estabelecidos pela Igreja.
Não é normal que as pessoas se abstenham de carne vermelha durante o ano, mas façamos isso pelo menos quando a Igreja estabelece.

5º Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades.
Como conhecedores das necessidades da Igreja, devemos devolver o dízimo mensalmente. Também não só materialmente, mas servi-la, em seus grupos, pastorais, temos a obrigação de estar a sua disposição, ajudando o pároco em sua missão de apascentar o rebanho.

Devemos observar estes cinco mandamentos da Igreja, como um bom aluno de uma escola observa as normas propostas.

Weslen Viana