sábado, 5 de maio de 2012

Quem pode ser crismado?


O crismando deve ser batizado, ter no mínimo 15 anos e professar a fé católica. Menores de 15 anos, só receberão tal sacramento com a autorização extraordinária do Bispo.

Para a escolha do padrinho é necessário que use o bom senso. Recomenda-se que o padrinho seja o mesmo do batismo. Não sendo o mesmo, o padrinho deve também professar a fé católica. Deve ser crismado e ter boa índole. Também não é conveniente que padrinhos de Crisma sejam de outras denominações religiosas. Escolher padrinhos por camaradagem ou para ter algum tipo de vínculo maior não é o objetivo do Sacramento da Crisma.

A eficácia deste Sacramento não é a confirmação do batismo, pois assim soa como que o batismo não tivesse tido sua inteireza. Muito cuidado ao chamarmos a Crisma de Confirmação.

Este termo se dá pelo fato de o cristão já com seus 15 anos, ser ungido com o óleo (o crisma), para ser confirmado na fé, tornando-o soldado de Cristo e aptos a defender sua Igreja e servi-la conforme sua necessidade. Como todo soldado precisa de armas para a luta, o crismado recebe de modo especial o Espírito Santo, com seus sete dons.

O crisma, chamado de Santo Óleo, é feito de azeite da oliveira, misturado com bálsamo perfumado e abençoado pelo Bispo na Quinta-feita Santa todos os anos.

Weslen Viana