sexta-feira, 11 de maio de 2012

Algumas prefigurações da Antiga Aliança


Prefiguração é a imagem antecipada de uma realidade futura. Quando falamos de prefigurações bíblicas, temos que ter em mente que essa realidade futura é superior que a prefiguração, ou seja, a realidade por superar deve substituir a prefiguração simbólica.

Vejamos algumas:

A circuncisão, o dilúvio, e a travessia do Mar Vermelho são prefigurações do batismo. Circuncisão, o modo como deve ser feito, o dilúvio como acontece e a travessia, os efeitos (do Batismo).

Nesse caso o Batismo substituindo essas prefigurações, não se deve mais circuncidar nenhum macho, nem haverá dilúvios e nunca nenhum mar foi dividido como o Mar Vermelho.

Todos os sacrifícios de cordeiros eram prefigurações do verdadeiro Sacrifício de Jesus. Na Nova Aliança Deus não permite mais sacrifícios de animais, pois o Verdadeiro, Puro e Imaculado Cordeiro foi sacrificado no Calvário.

A serpente de bronze é a prefiguração da Cruz. Só se é salvo crendo em Jesus em sua Cruz, quem olhar para seu sacrifício e adorá-lo será curado como quem olhava para a serpente de bronze, que era apenas uma prefiguração, hoje temos como centro de nossa Igreja a cruz e o calvário, a Santa Missa.

O Maná era a prefiguração da Eucaristia. Era o pão que descia do céu e matava a fome do povo, mas morreram. Jesus fez analogia ao maná comparando ao seu corpo em espécie de pão, que podia ser mastigado, e Ele que desceu do céu por meio da Virgem Maria. No entanto o maná matava a fome do corpo, a Eucaristia mata a fome espiritual, que é superior ao maná. Quem come da Eucaristia, não morrerá, mas viverá para sempre: “Quem come a minha Carne e Bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. (Jo 6, 54).

Com a vinda de Cristo todas estas prefigurações e outras que não citei, mas que citarei posteriormente, foram abolidas.

Os que ainda seguem a religião judaica ainda estão nas prefigurações, pois para eles o Messias ainda não veio.

Participe de nossa Catequese Online, envie-nos perguntas para que possam ser esclarecidas neste espaço. Grato

Weslen Viana