quarta-feira, 27 de junho de 2012

O que é comungar dignamente?

Enviada em: 22/06/2012
Nome: Michel Costa
Idade: 24
Religião: Católica
Pergunta:
Por que para receber o corpo de Cristo precisamos confessar nossos pecados primeiro?

Resposta:

Michel, Salve Maria.

Não podemos receber a Eucaristia em estado de pecado grave porque assim fazendo nos torna réu do Corpo e do Sangue do Senhor.

São Paulo nos alerta isso quando escreve aos coríntios: "Eis porque todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e sangue do Senhor. Por conseguinte, que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice, pois aquele que come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe a própria condenação". (1 Cor 11, 27-29).

Essa elucidação nos serve também para compreender que só se pode ser réu do Corpo e Sangue de Cristo, se realmente houver Corpo e Sangue de Cristo. E é isso que justamente temos na Eucaristia, Jesus presente nas espécies de pão e vinho.

Não seria possível sermos réus do Corpo e Sangue de Cristo, se na Missa houvesse somente pão e vinho sem a presença real dEle. E é isso que justamente São Paulo adverte, pois a Igreja em Corinto estava transformando a Missa em simples ceia, com pão e vinho somente, esquecendo a presença real de Cristo na Eucaristia. O pecado em se comungar não acreditando nesta presença real, sem distinguir o que é somente pão, e o que é hóstia consagrada estará comendo a própria condenação.

Então, em cada Missa você deve fazer um exame a si mesmo antes de comungar. Se caso se sentir indigno, você pode procurar um padre para se confessar ou até mesmo desejando muito comungar nesta mesma Missa, fazer um ato de contrição o mais perfeito possível, com o compromisso de confessar-se sacramentalmente quando for possível, e assim poderás receber a Santa Comunhão.

Weslen Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário