segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lucas 14, 26: Devemos odiar nossa família?

Enviada em: 25/06/2012
Nome: Anônimo
Idade: 23
Profissão:
Religião:
Pergunta: 

Lucas 14,26 - Para ser um seguidor de Cristo, deves odiar tua família.
I João 3,15 - Se odiares teu irmão, és um assassino. 
Apocalipse 21,8 - Todos os assassinos arderão no inferno.

Não há contradição nisso tudo? Quer dizer que se seguir Jesus, arderão no fogo do inferno?

Resposta:

Não há contradição nenhuma! Na Bíblia não se deve pegar textos isolados, assimilá-los para criar uma idéia, mas sim analisá-la exegeticamente. 

Esse tipo de artimanha é chamado de sofisma. Para a lógica material, se uma das premissas for falsa, existe a possibilidade de a conclusão ser falsa, então vejamos. Podemos pegar o termo "odiar" de Lucas 14,26 e levá-lo ao pé da letra? 

Não. Odiar, na exegese bíblica, é uma palavra equívoca, que pode ter vários sentidos, que no caso deste versículo de São Lucas quer dizer que antes que amemos nossas famílias, devemos amar primeiramente a Deus. 

A Bíblia diz que Jacó ‘odiava’ Léia e amava Raquel (Gênesis 29:30-32), o que queria dizer que ele não amava Léia tanto quanto amava a irmã dela, Raquel. 

Claro que Jacó não odiava literalmente Léia. Até mesmo de forma mais simplificada e direta, sendo preciso abandonar (odiar) a família para seguir Jesus, que assim seja feito. 

Então, o termo odiar de Lucas 14,26, não é o mesmo de 1 João 3,15, o que tornam  todas essas comparações sem sentido. Para falar da Bíblia, tem que estudar exegese bíblica, pois mesmo São Pedro, primeiro Papa, em uma de suas cartas diz que nenhuma parte dela é de interpretação particular (2 Pd 1,20). 

Qualquer desocupado dará voltas e voltas, versículo por versículo da Sagrada Escritura procurando contradições e não encontrará sequer uma, pois não foi qualquer um que a escreveu, mas sim Deus, que inspirou homens a escrevê-la, então pra quem não quer e não gosta de perder tempo, fica o conselho.

Weslen Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário