O papa é realmente escolhido pelo Espírito Santo?
Resposta:
Não!
Existe a crendice popular de que é o Espírito Santo quem escolhe um novo papa em um conclave quando o trono de Roma está vacante.
Se fosse diretamente o Espírito Santo que escolhesse os papas através dos cardeais, todos seriam santos após a morte.
E não é bem assim que sempre acontece, existiram papas que não foram considerados santos, e pelo contrário tinham características promíscuas, um exemplo disso foi um dos papas com nome de Alexandre.
O que realmente acontece num conclave é a reunião dos cardeais que são escolhidos por papas anteriores, que certamente foram escolhidos por terem características de obediência à Madre Igreja e que cada um tem o direito de votar em um desses cardeais.
Sendo o conclave em que esses cardeais se reúnem em extrema oração, para que assim através dessa oração, que é onde entra a ação do Espírito Santo em cada um deles, possam reunir maioria de votos a eleição de algum.
Trocando em miúdos, o Espírito Santo não tem ação direta no conclave em si, e sim individualmente em cada cardeal. Por isso um bom colégio cardinalício é de extrema importância.
Obs.: Para que não se esqueça que independente do papa sendo bom ou ruim, santo ou promíscuo, etc... Ele é infalível quando ensina como sucessor de Pedro, ou seja, quando ele se pronuncia na chamada "ex catheda" usando as chaves do reino dos céus dada a Pedro e seus sucessores ele não erra.
Weslen Viana
Nenhum comentário:
Postar um comentário