domingo, 15 de abril de 2012

Sobre o sacerdócio feminino


Que a mulher não pode ser ordenada sacerdote se compreende da atitude de Nosso Senhor, dos textos da Sagrada Escritura e dos ensinamentos dos Papas, no decorrer da História. Com efeito, Nosso Senhor Jesus Cristo encarnou-se num homem e não num ser humano de sexo feminino. Uma das razões disto é que o pecado original foi o pecado do primeiro homem, Adão, e era necessário ser pago pelo novo Adão.

Cristo, por isso, chamou para serem Apóstolos, isto é seus representantes e transmissores da Verdade e dos sacramentos, apenas homens. Ora, os Apóstolos foram os primeiros sacerdotes da Nova Lei. O sacerdote, na Missa, age in persona Christi, isto é, ele empresta sua voz a Cristo, que é o verdadeiro sacerdote. Por isso é necessário, digno e conveniente, que o sacerdote seja homem.

Durante toda a história bi milenar da Igreja, os Papas sempre ensinaram esta doutrina: que a mulher não pode ser sacerdote. Isso não é machismo de maneira nenhuma, e sim coerência.

E foi esta doutrina que João Paulo II repetiu, dizendo que jamais a Igreja ordenaria mulheres ao sacerdócio. Este ensinamento do Papa, embora não tenha sido expresso com a fórmula ex cathedra, embora sendo um ensinamento do Magistério Ordinário, como é um ensinamento constante e universal dos Papas, fundado na Escritiura e na Tradição, também é infalível.

Weslen Viana